DATA
|
ATIVIDADE
|
DESCRIÇÃO
|
RESPONSÁVEL
|
16/10/2017
|
Dia Mundial da Alimentação
|
Conhecer e aplicar normas e regras de higiene alimentar;
Identificar os diferentes alimentos da roda dos alimentos e os que são
prejudiciais e benéficos para a saúde;
Conhecer e aplicar regras para uma alimentação saudável; A
atividade decorrerá nos seguintes moldes:
Sala 1 – Oficina da Leitura – “O Senhor Comilão”, de Roger
Hargreaves (Em coadjuvação com a
Professora Bibliotecária Celeste Gomes)
Sala 2 – Oficina da Música – “Gira a Roda”
Sala 3 – Oficina das Ciências – Detetar o amido nos
alimentos
Sala 4 – Oficina de Expressão Plástica
Sala 5 – Oficina das Ciências – Quantas gramas de açúcar
tem o teu lanche?
Refeitório –
Oficina da Alimentação – Crepes Saudáveis -
Educação Especial.
Os alunos vão passando pelas diversas oficinas,
rotativamente, construindo deste modo um dossiê sobre a alimentação.
No final assistem à peça de teatro “O palhaço trapalhão
que não sabe falar da alimentação”, interpretada pela professora Sónia
Moreira, como conclusão da atividade.
|
Prof.ª Sónia
Moreira
Coadjuvação:
Professores das turmas, professora bibliotecária e
professora da Educação especial
|
31/10/2017
|
Halloween
|
Ficar a conhecer as tradições de Halloween. Conhecer as
tradições portuguesas relacionadas com este dia. Envolver a comunidade
escolar na noite de bruxas e participar na exposição de abóboras.
Apresentação de canções e danças sobre o tema à comunidade educativa, abrindo
a escola à noite.
Desfile para mostrar as fantasias até ao aeroporto,
caso a meteorologia o permita.
|
Prof. Sónia
Antunes
Coadjuvação:
Professores das turmas
Professora de Inglês – Iola Viana
|
08
e 15/11/2017
|
Projeto "Ver, Tocar e Sentir a Maia"
|
Divulgar a história local, a mostra dá a conhecer a
documentação de materiais arqueológicos exumados no Concelho da Maia,
procurando também sensibilizar a comunidade para o património arqueológico,
através do acesso regular ao mesmo e
visitas à escola, com diferentes aulas:
Kit 7 - Museu: a Casa Especial – o que é um museu, o que
ele tem de especial e o que têm de fazer quando vão a um Museu são o caminho
que queremos explorar com as crianças para que saibam que o Museu é uma casa
especial porque tem objetos que contam histórias sobre o passado da nossa
terra e que se querem conhecer essas histórias têm de usar os seus sentidos.
São usados materiais diversos, incluindo arqueológico sem contexto.
Kit 6 - Arqueólogo, Paleontólogo e Historiador: os
detetives do passado - sessão didática
que trabalha as profissões respetivas tendo em conta o objeto de estudo e o
método de trabalho utilizado. É uma oportunidade de esclarecer as diferenças
entres aqueles profissionais e verem inclusive os utensílios de tralhado
utilizados.
Kit 8 – O que sai da fonte – Se de uma fonte sai água de
uma fonte histórica sai conhecimento histórico. Com este kit pretende-se
trabalhar o conceito de fonte histórica, as tipologias existentes e a sua
importância para o conhecimento do nosso passado. Esta exploração é efetuado
remetendo sempre para o contexto local.
Kit 4 – O mundo
romano – Romanização: explorar, em contexto de sala de aula, o conceito de
romanização, com incidência na importância da rede de estradas nesse
processo.
|
Prof. Sónia
Antunes
Coadjuvação:
Professores das turmas
Colaboração
Institucional
Museu da Maia
|
DATA
|
ATIVIDADE
|
DESCRIÇÃO
|
RESPONSÁVEL
|
10/11/2017
|
Magusto – São Martinho
|
Confraternizar; Reviver a
tradição, desenvolvendo o apreço pelos valores da cultura portuguesa; O
"homem das castanhas vem à escola"; desenvolver hábitos de higiene
e de defesa do ambiente e competências criativas nas Expressões.
|
Prof.
Aurora Silva
Coadjuvação
Professores AEC – Nuno
Coelho - (Música)
Colaboração
Institucional
Associação de Pais
|
Prevenção Rodoviária
|
Promover uma cultura de prevenção
e segurança rodoviária na comunidade Escolar; Identificar as normas de
prevenção e segurança rodoviária; promover a conduta correta enquanto peão,
ciclista e utilizador de meios de transporte.
|
Sónia Moreira
Coadjuvação:
Professores das turmas
|
|
15/12/2017
|
Festa de Natal
|
Com a colaboração dos
Pais e Encarregados de Educação, iremos fazer a atividade - "Mesas de
Natal". Aos Pais e Encarregados de Educação de cada sala será pedido que
montem uma mesa de Natal por sala/turma.
Os alunos apresentarão
uma pequena atividade (canção, declamação, teatro) aos Pais e Encarregados de
Educação, que passarão por todas as salas, quer para assistirem à atividade,
quer para verem as mesas. No final, haverá um convívio entre todos, onde
todos poderão degustar os alimentos colocados nas mesas.
|
Prof.
José Sant’ana
Coadjuvação
Professores AEC – Nuno
Coelho e Sílvia Costa (Música, TIC)
Colaboração
Institucional
Associação de Pais;
Representantes das turmas
|
15/12/2017
|
Ida ao teatro
|
Tomar
contacto com diferentes formas de expressões - expressão dramática, em
contexto real;
Deslocação ao Fórum da Maia para
ver a peça de teatro relativa ao Natal "A Invenção do Natal”.
|
José Sant’ana
Colaboração
Institucional
Associação de Pais
|
Sem comentários:
Enviar um comentário