sexta-feira, 27 de outubro de 2017

PLANO DE ATIVIDADES DO 1º PERÍODO

DATA
ATIVIDADE
DESCRIÇÃO
RESPONSÁVEL
16/10/2017
Dia Mundial da Alimentação
Conhecer e aplicar normas e regras de higiene alimentar; Identificar os diferentes alimentos da roda dos alimentos e os que são prejudiciais e benéficos para a saúde; 
Conhecer e aplicar regras para uma alimentação saudável; A atividade decorrerá nos seguintes moldes:
Sala 1 – Oficina da Leitura – “O Senhor Comilão”, de Roger Hargreaves  (Em coadjuvação com a Professora Bibliotecária Celeste Gomes)
Sala 2 – Oficina da Música – “Gira a Roda”
Sala 3 – Oficina das Ciências – Detetar o amido nos alimentos
Sala 4 – Oficina de Expressão Plástica
Sala 5 – Oficina das Ciências – Quantas gramas de açúcar tem o teu lanche?
 Refeitório – Oficina da Alimentação – Crepes Saudáveis -  Educação Especial.
Os alunos vão passando pelas diversas oficinas, rotativamente, construindo deste modo um dossiê sobre a alimentação.
No final assistem à peça de teatro “O palhaço trapalhão que não sabe falar da alimentação”, interpretada pela professora Sónia Moreira, como conclusão da atividade.
Prof.ª Sónia Moreira

Coadjuvação:
Professores das turmas, professora bibliotecária e professora da Educação especial
31/10/2017
Halloween
Ficar a conhecer as tradições de Halloween. Conhecer as tradições portuguesas relacionadas com este dia. Envolver a comunidade escolar na noite de bruxas e participar na exposição de abóboras. Apresentação de canções e danças sobre o tema à comunidade educativa, abrindo a escola à noite.
Desfile para mostrar as fantasias até ao aeroporto, caso a meteorologia o permita.
Prof. Sónia Antunes

Coadjuvação:
Professores das turmas
Professora de Inglês – Iola Viana

08 e 15/11/2017
Projeto "Ver, Tocar e Sentir a Maia"
Divulgar a história local, a mostra dá a conhecer a documentação de materiais arqueológicos exumados no Concelho da Maia, procurando também sensibilizar a comunidade para o património arqueológico, através do acesso regular ao mesmo e  visitas à escola, com diferentes aulas: 
Kit 7 - Museu: a Casa Especial – o que é um museu, o que ele tem de especial e o que têm de fazer quando vão a um Museu são o caminho que queremos explorar com as crianças para que saibam que o Museu é uma casa especial porque tem objetos que contam histórias sobre o passado da nossa terra e que se querem conhecer essas histórias têm de usar os seus sentidos. São usados materiais diversos, incluindo arqueológico sem contexto.
Kit 6 - Arqueólogo, Paleontólogo e Historiador: os detetives do passado -  sessão didática que trabalha as profissões respetivas tendo em conta o objeto de estudo e o método de trabalho utilizado. É uma oportunidade de esclarecer as diferenças entres aqueles profissionais e verem inclusive os utensílios de tralhado utilizados.
Kit 8 – O que sai da fonte – Se de uma fonte sai água de uma fonte histórica sai conhecimento histórico. Com este kit pretende-se trabalhar o conceito de fonte histórica, as tipologias existentes e a sua importância para o conhecimento do nosso passado. Esta exploração é efetuado remetendo sempre para o contexto local. 
  Kit 4 – O mundo romano – Romanização: explorar, em contexto de sala de aula, o conceito de romanização, com incidência na importância da rede de estradas nesse processo.

Prof. Sónia Antunes

Coadjuvação:
Professores das turmas

Colaboração Institucional
Museu da Maia


DATA
ATIVIDADE
DESCRIÇÃO
RESPONSÁVEL
10/11/2017
Magusto – São Martinho
Confraternizar; Reviver a tradição, desenvolvendo o apreço pelos valores da cultura portuguesa; O "homem das castanhas vem à escola"; desenvolver hábitos de higiene e de defesa do ambiente e competências criativas nas Expressões.
Prof. Aurora Silva

Coadjuvação
Professores AEC – Nuno Coelho -  (Música)

Colaboração Institucional
Associação de Pais



Prevenção Rodoviária
Promover uma cultura de prevenção e segurança rodoviária na comunidade Escolar; Identificar as normas de prevenção e segurança rodoviária; promover a conduta correta enquanto peão, ciclista e utilizador de meios de transporte.
Sónia Moreira

Coadjuvação:
Professores das turmas


15/12/2017
Festa de Natal
Com a colaboração dos Pais e Encarregados de Educação, iremos fazer a atividade - "Mesas de Natal". Aos Pais e Encarregados de Educação de cada sala será pedido que montem uma mesa de Natal por sala/turma.
Os alunos apresentarão uma pequena atividade (canção, declamação, teatro) aos Pais e Encarregados de Educação, que passarão por todas as salas, quer para assistirem à atividade, quer para verem as mesas. No final, haverá um convívio entre todos, onde todos poderão degustar os alimentos colocados nas mesas.
Prof. José Sant’ana

Coadjuvação
Professores AEC – Nuno Coelho e Sílvia Costa (Música, TIC)

Colaboração Institucional
Associação de Pais; Representantes das turmas

15/12/2017
Ida ao teatro
Tomar contacto com diferentes formas de expressões - expressão dramática, em contexto real;
Deslocação ao Fórum da Maia para ver a peça de teatro relativa ao Natal "A Invenção do Natal”.
José Sant’ana

Colaboração Institucional
Associação de Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue

Finalistas do primeiro ciclo 2014/2018

Maia - Menú Saudável - Os Amigos Hortícolas

Maia - Menú Saudável - Os Amigos Hortícolas

Abertura do Ano Letivo

Abertura do Ano Letivo
Dia 12 de setembro de 2014 - 18h e 30 min - Reunião Geral de Pais e Encarregados de Educação com o Coordenador de estabelecimento e Professores Titulares de Turma. Dia 15 de Setembro de 2014 - 9.00 h Início das atividades letivas.

Acerca de mim

A minha foto
Licenciado em professores do 1º CEB pela ESE de Viseu com média de 16 valores. Especialização em Administração Escolar pela ESE Porto, com média de 16 valores. Mais informação no facebook :-)